"Quando um homem não encontra a si mesmo, não encontra a nada"
Goethe.

domingo, 8 de novembro de 2009

O Ser Evoluído e o Universo


O Ser evoluído tem plena ciência de sua capacidade em operar verdadeiros milagres, vive em constante contato e harmonia com o seu Eu Interior, pratica a meditação e a sabedoria.
Possui o entendimento de que sua Alma é composta pelo Universo, e que para entrar em contato com Deus, basta voltar seus olhos e sentidos para dentro de Si Próprio, pois Deus habita o coração do homem e faz dele Sua morada. Deus é o Próprio Eu Superior de cada homem.
Para alcançar seu Eu Superior, o indivíduo deve aniquilar o Ego e seus desdobramentos, tais quais a raiva, a ganância, a inveja, a vaidade, entre outros, e estar atento à forma que tais desdobramentos mascaram-se para enganar-nos.
Na medida em que desprende-se do Ego, o homem liberta-se dos pecados da carne e da alma e é então tomado pelo Dom Supremo (o Amor), que é o Idioma Universal, capaz de ser compreendido por todos os povos de todas as nações, inclusive pelos animais, pela natureza e por todo o sistema cósmico.
Normalmente isso é muito difícil para o homem comum, pois ele possui arraigado em si uma constante desordem interna de pensamentos, ideias e sentimentos, o que impossibilita que o Universo manifeste-se através dele.
Exatamente por este motivo o homem deve praticar a meditação, afim de passar a conhecer-se melhor e aprender a lidar consigo próprio, e principalmente aprender a organizar-se, praticando a higiene mental.
E ainda contudo, deve aplicar o Amor em sua vida, pois mesmo diante de toda caridade ou mesmo de toda a fé e o real esforço para a elevação do Ser, sem o Amor de nada adianta.
“...O Amor exige que obedeçamos todas as leis de Deus.
Quando um homem ama, é desnecessário exigir que honre seu pai e sua mãe, ou que não mate. Para o homem que quer bem a seu próximo é uma ofensa exigir que não roube - como poderia roubar quem ama? E seria supérfluo pedir que não levante falso testemunho - pois jamais faria isto, como seria incapaz de desejar a pessoa que o outro ama.
Portanto, o amor é o cumprimento da Lei.
O Amor é a regra que resume todas as outras regras.
O Amor é o mandamento que justifica todos os outros mandamentos.
O Amor é o segredo da vida... ” Trecho de Dom Supremo.
Claudio Rocha de Oliveira e Silva

Um comentário:

  1. Como o homem carnal imperfeito pode se salvar e tornar-se perfeito? Quem acredita que de algo imperfeito pode-se originar o perfeito está preso a uma ilusão tão tola quanto à de acreditar que da treva pode se originar a luz.

    Aos olhos carnais, pode parecer que a treva se transforme em luz ou que da treva se origine a luz. Mas, na verdade, da treva jamais se originou a luz nem a treva se transformou em luz.

    A luz se origina unicamente da fonte de luz. Do mesmo modo, embora pareça que o imperfeito homem carnal e material se torna gradativamente perfeito, na verdade o que ocorre é a manifestação da Imagem Verdadeira do filho de Deus que existe desde o princípio.

    A perfeição se manifesta porque o ser humano perfeito já existe; jamais foi possível manifestar o que não existe, e não há razão para que as pessoas esperem ou desejem que isso ocorra.

    Através da meditação entramos em contato com a fonte da luz que alimenta nossa alma. Podemos alcançar nosso Eu Verdadeiro e deixar que ele se manifeste.

    Que Deus oriente e proteja a todos leitores.

    ResponderExcluir